Home DOCÊNCIA A realização de aprender ensinando

A realização de aprender ensinando

by Inspirare

Neste artigo compartilho a alegria de ter encontrado meu propósito e conto como me apaixonei pela docência e como a sala de aula tem transformado a minha vida para melhor.

Espero que este texto possa fazer brotar uma semente na cabeça e no coração daqueles que estão buscando seu propósito ou para aqueles que já acharam, mas ainda não sabem como colocar em prática.

Sou muito grata e espero cada vez mais impactar e ser impactada por muitas pessoas nesse meu caminho, que está só começando!

A realização de aprender ensinando

Sou uma apaixonada pela docência.

Desde pequena ficava vidrada, principalmente, nas minhas aulas de história e geografia.

Ficava impressionada com a capacidade daqueles professores de explicarem as coisas, de forma a nos sentirmos em determinados lugares e em determinados momentos do tempo.

Esse meu sentimento se repetiu na faculdade, mas nem de longe pensava sobre a possibilidade de, um dia, estar eu, na posição de docente.

Ao entrar para o mestrado, foi o momento em que minha mente se abriu. Tive acesso a um novo mundo de mestres, conhecimento e amizades tão incríveis, que por mais cansativo que fosse fazer os dois anos do curso trabalhando no mundo corporativo, ao mesmo tempo, valeu cada dia.

Foi no meu círculo de amizades, do próprio mestrado, que foram surgindo os primeiros convites para as palestras. Foi meu orientador quem primeiro confiou em mim para substituí-lo em alguns locais nos quais ele lecionava.

Me sentia imensamente feliz por poder estar em sala.

Quem dá aula sabe que aquele momento em sala é somente a ponta do iceberg. Todo o preparo prévio, com leituras, vídeos, dinâmicas exige muito dos professores.

Estudar e se capacitar para utilizar as metodologias ativas, a fim de que a aula seja mais atrativa e faça mais sentido para os alunos. Sair do tradicional e estimular que os alunos levem esse aprendizado para suas vidas.

Cada feedback positivo; cada “professora, você vai dar aula para a gente de novo”, cada pergunta que fomenta discussões incríveis em sala… tudo isso é que o alimenta minha alma e meu coração.

Agora, depois de ter finalizado minha transição de carreira e estar me dedicando integralmente ao que amo, ao meu propósito de vida recém descoberto, procuro me empenhar em aprender mais e mais a cada dia, com as capacitações que tenho possibilidade de fazer.

Por mais que eu agradeça, nunca será suficiente para expressar a alegria em estar com meus alunos e principalmente, sair melhor, mais feliz e realizada a cada turma.

Há momentos difíceis… claro que há. De todos os tipos. Porém, posso dizer que pesam bem menos na minha balança.

Realmente, aprender ensinando tem sido para mim a transformação de algo, que há pouco tempo era somente uma possibilidade, em uma realidade cada vez mais concreta!

Que nós, docentes, busquemos transformar nossas salas de aula em espaços de trocas, do incentivo ao raciocínio crítico e da busca pelo autoconhecimento e crescimento.

Meu caminho está só começando. Espero que seja muito longo.

Que eu seja somente uma facilitadora. Que meus alunos sejam sempre os personagens principais do seu aprendizado!

Leave a Comment